quarta-feira, 5 de junho de 2013

Rubem Braga (Biografia)



Conhecendo o escritor: Rubem Braga

"Sempre tenho confiança de que não serei maltratado na porta do céu, e mesmo que São Pedro tenha ordem para não me deixar entrar, ele ficará indeciso quando eu lhe disser em voz baixa: Eu sou lá de Cachoeiro."

Rubem Braga nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, no dia 12 de janeiro de 1913, é um dos doze filhos do casal Francisco de Carvalho Braga (dono de cartório e 1º prefeito da cidade) e Rachel Cardoso Coelho Braga (filha de um fazendeiro local). 
Rubem publicou seu 1º texto aos 15 anos, no jornal Correio do Sul, de Cachoeiro. Nesta mesma época, aborrecido com um professor que o havia criticado, mudou-se para Niterói, o primeiro pouso entre muitas cidades, até fixar moradia no Rio de Janeiro. Formou-se em Direito.
Graças à indicação do irmão Newton, jornalista, consegue uma vaga de repórter no Diário da Tarde, de Belo Horizonte, começando uma carreira que se estenderia, durante 58 anos, por diversas publicações brasileiras.
Foi correspondente de guerra, editou páginas de polícia, fez copidesque e estabeleceu-se, acima de tudo, como cronista. Ele inventou a moderna crônica brasileira. Seu texto trouxe novas nuances de lirismo, humor, leveza e descompromisso, virtudes que atualizaram a crônica e a caracterizam hoje uma das atrações de maior sucesso nos jornais brasileiros.

Exercício
Encontre no caça-palavras as 12 palavras em destaque no texto.


 Respostas: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário